Skip to main content

Alimentação Saudável

Com a crescente preocupação, da população, com hábitos de vida saudáveis como a alimentação saudável surgiu a necessidade de pesquisa sobre os padrões de consumo da população portuguesa e a sua envolvente com o foco desta investigação: os alimentos orgânicos. Apesar de existirem vários estudos noutros países que procuram identificar os hábitos alimentares dos seus consumidores e os seus padrões de consumo deste tipo de alimentos, em Portugal este é um tema ainda pouco explorado de modo a que permita compreender esses mesmos padrões de consumo e identificar uma forma de os comparar a consumidores de outros países.

Hoje em dia, a forma como comemos e aquilo que comemos está em constante mudança. Com o passar dos anos, os hábitos alimentares têm vindo a ser alterados e a globalização, em conjunto com a era tecnológica, têm permitido desmitificar alguns desses hábitos. Apesar do avanço tecnológico ter trazido muitas vantagens surgiram também algumas contrapartidas. No que toca à nutrição e à alimentação temos vindo a assistir a um crescente volume de dados e informação que acaba por ser acessível por todos nós através da partilha nas novas tecnologias nomeadamente a internet. Torna-se, portanto, mais difícil de gerir toda essa informação e perceber até que ponto é válida.

Brito, R. A. C. da C. (2018). Alimentação saudável: níveis de consumo de alimentos orgânicos em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18296